sexta-feira, 1 de julho de 2011

Atividades do Módulo II-Ensinando e Aprendendo com as Tics

Atividade 2.2 - Experiência de navegar livremente
 Descobri, ao navegar por hipertextos, que infinitas informações são apresentadas à medida que temos necessidade de pesquisá-las.
No começo da leitura do hipertexto, algumas palavras eu não tinha conhecimento. Os links facilitaram minha pesquisa, pois ganhei tempo, as respostas estavam ali, não precisei parar minha pesquisa para fazer uma consulta no dicionário ou em outras fontes.
Consegui navegar sem me perder, pois a partir do momento que saciava minha curiosidade, retornava ao texto inicial. Nessas mudanças de páginas, aprendi muitas coisas que realmente ultrapassaram o que eu pesquisava.
O tema central foi esmiuçado, e percebi que o hipertexto nos oferece um leque de informações de acesso rápido.
Apesar deter lido bastante, não há como se perder, pois todos os links estão ligados ao tema central.

Atividade 2.3 - Conceituando hipertexto individualmente 
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

A navegação por hipertextos é bastante interessante, pois não ficamos numa única página, vamos percorrendo várias páginas em busca daquilo que estamos pesquisando.

Atividade 2.4 - Conceituando hipertexto coletivamente
Comentário sobre hipertexto da colega Osvaldina.
Ao verificar o texto da colega, tenho que concordar da importância dos Hipertextos. Eles são realmente muito úteis para a educação, onde temos que buscar o melhor para os nossos alunos.Hipertextos  possuem uma variedade de asssuntos que permitem diversificarem os nossos planejamentos de aula, oferecendo recursos para um melhor entendimento. Navegar em Hipertextos é necessário ao bom professor!



Atividade 2.8 - Análise do trabalho dos colegas.
Parabéns Lucinéia, Neuza e Lucimar, achei muito interessante a maneira como vocês conduziram a aula sobre pirâmide alimentar. Dessa forma os alunos se conscientizam do que é certo e errado na alimentação, para evitar problemas futuros.


Atividade 2.10 - Vagueando pela wikipédia
Achei muito interessante a navegação pela Wikipédia, pois, os alunos terão oportunidades para saber os significados das palavras em todos os idiomas com definições e traduções em português, com certeza poderá ser usado como um valioso recurso didático na prática pedagógica.
Com o dicionário ilustrado, além de saber o significado das palavras poderão ver as imagem os alunos terão oportunidades de conhecer o significados das palavras e sua classes gramaticais.

Atividade 2.11: Vagueando pelo wikcionário

Acessando o Wikicionário, pesquisei alguns temas comuns e observei que além da definição tem também a classe gramatical das palavras, a imagem. Quando e definição de algum Estado aparece além do conceito o mapa e a bandeira, nome das cidades, com suas bandeiras é muito rico para trabalhar com nossos alunos. Quando visitei alguns verbos como: chover,tem o conceito e exemplo de frases,o verbo ter foi legal surgiu o conceito a conjugação do verbo e a classe gramatical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário